quinta-feira, 24 de maio de 2012

labritinto de papel


video


experiência/maquete em papel para um labirinto giratório. escala 1/30

segunda-feira, 14 de maio de 2012

almoço: ainda em construção



ainda a trabalhar na mesa do almoço descontraído. a jarra de prata é uma aquisição recente, comprada  numa prataria em Veneza; o suporte metálico para secar a loiça foi comprado em Paris, mas é um objecto fácil de encontrar no Ebay; o chão é de cartolina.

sábado, 12 de maio de 2012

thorne rooms




o Art Institute of Chicago expõe orgulhosamente os sessenta e oito quartos projectados pela coleccionadora James Ward Thorne na década de trinta - uma viagem pelos ambientes americanos, europeus e asiáticos do século dezasseis às primeiras décadas do século vinte.

para mim têm sido inesgotáveis fontes de inspiração, sobretudo os quartos americanos: pela escolha dos móveis, das cores das paredes, pela arquitectura orgânica e sobretudo pelo exemplo no cuidado da iluminação para a criação de ambiente.
deixo os meus favoritos - Cape Code living room; New Hampshire entrance hall; Pennsylvania kitchen; Virginia kitchen - mas convido à descoberta dos outros, o site do instituto.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

plástico versus porcelana



comprei duas chávenas de plástico a imitar chávenas de porcelana. confesso que sempre me opus à compra de objectos em plástico, mas depois das cadeiras Jean Prouvé, fiquei curioso. 
ao comparar as duas chávenas é notória a superioridade na proporção, no detalhe, no realismo da primeira. é verdade que não deixa de ser plástico, mas admito que prefiro usar um objecto de plástico que consegue imitar melhor o real do que um objecto tosco.

entretanto tornei-me adepto dos objectos de plástico, e as compras vão somando: o serviço de jantar para dois em cor jade; uma garrafa de vinagrete balsâmico; uma embalagem de leite/lixívia e uma embalagem de bolos, tipo pastelaria de supermercado - marca Chrysbon.


sexta-feira, 4 de maio de 2012