terça-feira, 11 de novembro de 2008

londres

fiz recentemente uma viagem a Londres, e como qualquer outro miniaturista, vivia a esperança de encontrar um meio mais próspero e mais rico em miniaturas que aquele que existe em Lisboa.
desenganem-se. para começar: a maior colecção de casas de bonecas e miniaturas do mundo faz agora parte do Victoria & Albert - Museum of Childwood, que não é mais que um enorme armazém de expositores envidraçados com todo o tipo de brinquedos dispostos aleatoriamente sem qualquer tipo de informação expositiva. tem algumas casas e algumas peças de mobiliário que fascinam qualquer miniaturista, mas a visita acaba pouco positiva. falta de organização, não há sequência cronológica ou modelar, tropeçamos em crianças espalhadas pelo chão do museu, nos seus brinquedos, nos seus carrinhos e nas suas cadeiras. fiquei com a sensação que o museu é para a criança e não sobre a criança.
em segundo lugar: não se encontram lojas de casas de bonecas ou miniaturas no centro de Londres. as que existiam fecharam. a London Dolls House Shop, o London Toy and Model Museum, o Palace Dolls House, todos eles encerrados, na sua maioria por declarada falência. apenas sobrevive a Benjamin Pollock's Toyshop, que é especializada em teatros de papel e que vende algumas (poucas) peças em miniatura.

posto este cenário confesso que me senti profundamente frustrado e desiludido. cheguei mesmo a queixar-me a alguns lojistas de outras lojas de brinquedos. e parece que é pela lamúria que as coisas se resolvem. falaram-me de uma loja fora do centro da cidade, lá para os lados de Kentish Town. sem mapa, sem nenhuma informação para além do nome da rua e um número de porta, apanhei o metro na esperança de encontrar miniaturas em Londres.



o número sete de Mansfield Road é um universo à parte. duas salas completamente cobertas por miniaturas. qualquer um se perde. a loja não é aconselhável a crianças (a proprietária não permite a entrada de menores) ou a clientes desajeitados. os preços variam: encontrei peças boas com um preço bastante acessível e encontrei peças de artesão a alto preço. assim que percebe que o cliente é apaixonado por miniaturas, Kristin Baybars é uma anfitriã calorosa e enternecedora, conta ao pormenor a história das peças que tem pela loja, conhece e trabalha com alguns dos artesãos mais conhecidos do reino unido, e faz-nos sentir parte do seu pequeno mundo em miniatura. 
aconselho vivamente qualquer miniaturista a fazer a viagem de metro até kentish e perder uma tarde com esta loja. definitivamente imperdível.

2 comentários:

Ritchie disse...

Acho que, no final, acabou por valer a pena. mesmo que não tenhas encontrado tantos locais com venda de miniaturas como desejavas... penso que a experiencia passada nesse local suplanta qualquer outra questão.

Ana Gomes disse...

E não te esqueças do butt crack da sinhora "calorosa"! lolol
Sorry but I had to ;p

kisses bitch