quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

casa rústica | apresentação


esta é a primeira entrada sobre um enorme projecto que me tem ocupado as últimas semanas. foi-me oferecido à uns meses o kit completo (desmontado) de uma colecção da Planeta Agostini, a Casa Rústica. 
Colecciono móveis e objectos em miniatura mas nunca montei uma casa (em parte porque nunca me consegui decidir sobre o tipo de projecto, dimensões, acabamentos e materiais). ao receber este kit senti-me obrigado a começar a aventura de montar uma casa de bonecas. 

a minha família é da beira alta e a imagem que tenho presente de uma casa rústica é a casa dos meus avós. este projecto segue essa recordação, tentando reproduzir os interiores e ambientes que habitei em pequeno.

o que apresento em baixo são algumas imagens gerais da casa no estado em que está actualmente. ainda incompleta. desviei-me muito do projecto que o kit propunha (abri uma porta sobre o alpendre, abdiquei da lareira central, destruí a mezzanine e criei outra divisão nas águas furtadas); mudei e esqueci quase por completo os materiais que ofereciam para os acabamentos: optei por fazer um chão em soalho, pelas paredes do rés-do-chão em estuque pintado e por revestir o sótão com pequenas tábuas de madeira pintadas. o trabalho é moroso. tenciono postar fotografias mais explicitas sobre cada opção. (contínuo a ter o problema de fotografar tudo isto com uma simples cybershot). 


4 comentários:

cheshire disse...

deliciosa

synnøve disse...

Hello,
Finally a male miniature blogger.... and I really like your stuff!

miniarte disse...

nunca tinha visto miniaturas de comidas, é muito bonito, parabéns pelo dom!

Ritchie disse...

já tinha visto o post mas ainda não tinha tido oportunidade de comentar. com cybershot ou sem ela (que para mim não faz muita diferença pois é a que tenho e serve-me perfeitamente) acho que o que importa realmente é a harmonia do trabalho.
recordo-me de ver a mesa e o candelabro num post já muito antigo e ter-me, logo nessa altura, suscitado a curiosidade sobre o aspecto geral da divisão. gostei muito... acho-a, principalmente, credivél e representativa da personalidade de uma pessoa. além de uma casa esteril, consegue-se perceber que tipo de pessoa nela habita, que conversas sucedem. gostei muito!